Para a realização dessa tarefa, estudamos os seguintes livros:
- Minidicionário da Língua Portuguesa, de Ruth Rocha;
- Meu Primeiro Dicionário: dicionário infantil pedagógico, de Douglas Tufano;
- Etiqueta na Prática: para crianças, de Celia Ribeiro;
- O Mundinho de Boas Maneiras, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen;
- Bons Modos: valores para a vida, de Sandra Ziegler.
A partir desses estudos, definimos que todas as turmas participariam de todas as tarefas, então o dicionário que ora apresentamos é fruto do trabalho de todas elas.
Os princípios da organização do nosso são: a ordem alfabética (cada letra em uma página), como em todo dicionário; o registro das falas das crianças devidamente grafadas; o princípio de que a palavra ou expressão estivesse em um contexto e não apenas a apresentação de uma definição, como ocorre nos dicionários comuns. Este último princípio foi inspirado no Meu Primeiro Dicionário: dicionário infantil pedagógico, de Douglas Tufano.
Esses princiípios foram definidos com o objetivo de podermos captar e registrar o modo particular de expressão das crianças. É um trabalho que revela a escuta atenta e cuidadosa das educadoras no nosso fazer cotidiano. É deixar exposto que a língua materna é a mesma, possibilitando a comunicação, mas é também diferente ao considerar a idade dos falantes nativos.
Seguem fotos dos trabalhos em aula com as obras.
Segue, enfim, o dicionário "Palavras de Gentileza" .
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SAUDADES DESSES ANJINHOS!!!! PARABÉNS ÀS EDUCADORAS E CRIANÇAS PELO BELO TRABALHO!!!
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