Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Gincana Solidária: Tarefa 8


Nesta tarefa, a equipe deve organizar uma exposição de 2 invenções de cada uma das seguintes áreas: científica, saúde, comuicação e transporte e gravar as crianças sendo entrevistadas e explicanda cada uma delas. A equipe deve postar também uma breve descrição de cada invenção apresentada.
As invenções escolhidas foram:



Área científica:

Lâmpada
Em 21 de outubro de 1879, foi criada a lâmpada elétrica incandescente. A invenção  é de autoria do norte-americano Thomas Edison. A invenção partiu da necessidade de usar uma pequena lâmpada doméstica que substituísse luz proveniente da chama do gás.

Lupa
A lupa foi criada por Roger Bacon em 1250, por meio de sua primeira invenção: os óculos. A lupa é composta (geralmente) por uma lente biconvexa - portanto convergente - de pequena distância focal.


Área da saúde:

Estetoscópio
O estetoscópio é um instrumento que os médicos usam para escutar os sons e as vibrações de órgãos como o coração e os pulmões. Seu inventor foi um médico da Bretanha (França), René Téophile Laennec, nascido em 1871.

Termômetro
Atribui-se a invenção do termômetro ao matemático, físico e astrônomo Italiano Galileu Galilei, em 1592. Já o termômetro de mercúrio foi inventado por Daniel Gabriel Fahrenheit em 1714.


Área da comunicação:

Celular
O primeiro celular surgiu precisamente em 1973 fabricado pela Motorola. Usando esse celular ocorreu a histórica primeira ligação de um aparelho móvel, realizada por Martin Cooper, diretor de sistemas de operações da empresa Motorola.

Jornal
O jornal no formato como conhecemos hoje, produzido e impresso em vários volumes, surgiu no ano de 1447 a partir da invenção da prensa de impressão do alemão Johann Gutenberg.


Área do transporte:

Avião
O avião foi uma das invenções mais revolucionárias do século XX. O mineiro Santos Dumont é considerado o Pai da Aviação. No dia 6 de janeiro de 1906, ele conseguiu, em Paris, a façanha de fazer uma máquina mais pesada do que o ar voar a partir do solo. Era a consagração da sua invenção voadora, o 14 Bis.

Carro
Em 1769, o francês Nicolas-Joseph Cugnot usou um motor a vapor para movimentar um veículo, um fardier de três rodas, mas o automóvel com motor de combustão interna foi inventado na Alemanha, só em 1885, por Karl Benz e Gottlieb Daimler.


Segue o vídeo com as entrevistas com as crianças.




Nenhum comentário:

Postar um comentário