Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Gincana Solidária: tarefa 7.1

A proposta da tarefa 7 era organizar um Festival Regional Brasileiro, com danças típicas das regiões brasileiras, Feira Culinária Regional e miniaturas de artigos tipicos de cada região brasileira.
Nesta parte da tarefa, era preciso apresentar danças típicas das regiões brasileiras acompanhadas dos seus ritmos, mostrando a caracterização. Acompanham pequenas sínteses dos ritmos.
As educadoras e as crianças estão de parabéns, foram muitos ensaios e o resultado está muito bom!

Região Sul

Maçanico: dança catarinense, das lagoas do Imaruí, nasceu para homenagear a batuíra, pesca-em-pé, ou maçarico, pássaro migratório que passa os verões no Sul do Brasil. Sua corridinha para lá e para cá, à beira da lagoa, tentando pescar, inspirou alguns passos da dança.




Pezinho: a dança tem origem portuguesa, mas é muito praticada na região Sul. A coreografia se altera entre passos ritmados pelos pés e as duplas rodam em torno de si.


Região Sudeste



Mineiro Pau: dança da região Sudeste executada por homens, levando um ou dois bastões de madeira. Os dançarinos voltados de frente para o seu par, realizam uma coreografia totalmente marcada pelas batidas dos bastões no chão.





Caxambu: dança de terreiro da região Sudeste, executadas por homens e mulheres postos em roda. No centro fica o solista, o qual “puxa” os cantos e improvisa movimentos constituídos de saltos, giros, passos miúdos e balanceios.



Região Centro-Oeste



Vilão: dança da região Centro-oeste que utiliza longos bastões de madeira. Os dançarinos dão batidas nos bastões do parceiro ao ritmo da marcação do apito do regente e da execução musical da banda. Há uma série de movimentos que compreendem giros de corpo e volteio dos bastões.



Polca de carão: é uma dança de salão da região Centro-oeste, que tem uma brincadeira inserida no contexto. O dançarino deve levar um carão, ou seja, ser esnobado pelo seu par.



 Região Nordeste


Ciranda: dança da região Nordeste, na qual os dançarinos formam uma roda e dão passos pra dentro e pra fora do círculo, provocando um deslocamento no sentido anti horário.


Maculelê: dança da região Nordeste que reproduz um bailado guerreiro desenvolvido por homens. Os participantes usam bastões de madeira, os quais são batidos uns nos outros. Essas pancadas presidem toda a dança, funcionando como marcadores do pulso musical.
 


Região Norte


Carimbó: dança da região Norte, formada por homens e mulheres. As mulheres usam saias amplas, girando a veste. O nome da dança deriva de um do nome de um tambor africano.



Marujada: dança da região norte em homenagem a São Benedito. Os homens e mulheres que participam recebem o nome de marujo e maruja. Eles bailam reproduzindo o gesto de um barco na água.



Nenhum comentário:

Postar um comentário