Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Gincana Solidária: Tarefa 1.2

Nessa tarefa, a equipe tinha que elaborar um dicionário de palavras gentis e fraternas que fazem parte do universo escolar.
Para a realização dessa tarefa, estudamos os seguintes livros:
  • Minidicionário da Língua Portuguesa, de Ruth Rocha;
  • Meu Primeiro Dicionário: dicionário infantil pedagógico, de Douglas Tufano;
  • Etiqueta na Prática: para crianças, de Celia Ribeiro;
  • O Mundinho de Boas Maneiras, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen;
  • Bons Modos: valores para a vida, de Sandra Ziegler.
Na verdade, essas referências nortearam a realizaram das tarefas deste mês.
A partir desses estudos, definimos que todas as turmas participariam de todas as tarefas, então o dicionário que ora apresentamos é fruto do trabalho de todas elas.
Os princípios da organização do nosso são: a ordem alfabética (cada letra em uma página), como em todo dicionário; o registro das falas das crianças devidamente grafadas; o princípio de que a palavra ou expressão estivesse em um contexto e não apenas a apresentação de uma definição, como ocorre nos dicionários comuns. Este último princípio foi inspirado no Meu Primeiro Dicionário: dicionário infantil pedagógico, de Douglas Tufano.
Esses princiípios foram definidos com o objetivo de podermos captar e registrar o modo particular de expressão das crianças. É um trabalho que revela a escuta atenta e cuidadosa das educadoras no nosso fazer cotidiano. É deixar exposto que a língua materna é a mesma, possibilitando a comunicação, mas é também diferente ao considerar a idade dos falantes nativos.
Seguem fotos dos trabalhos em aula com as obras.







Segue, enfim, o dicionário "Palavras de Gentileza" .
Clique aqui

Gincana Solidária: Tarefa 1.1

Estamos participando mais uma vez da Gincana Solidária, ação promovida pela Secretaria Municipal de Educação.
Nessa tarefa, o objetivo é refletir sobre as formas de se relacionar com os colegas e demais pessoas na escola.
A tarefa é elaborar por escrito um registro das respostas das crianças sobre o objetivo e organizá-las em um painel ilustrado pelas crianças participantes.
Queremos enfatizar que todas as turmas estão participando da realização das tarefas, mas, para esta postagem, segue o trabalho realizado pela professora Nádia com o JB2. A professora fez uma rodinha e explorou com as crianças as boas maneiras de se relacionar com os colegas e depois eles começaram a ilustrar um grande painel. O regstro das falas também consta do painel e, como ele é grande, vamos postá-lo em algumas fotos para se poder ter uma melhor visualização.

Elaborando as ilustrações para o painel

Organizando o painel

Organizando o painel

O painel pronto
Registro das falas das crianças

Detalhe do painel

Detalhe do painel

Painel inteiro

Gincana Solidária: Tarefa 2

Nessa tarefa, a proposta é montar 5 pequenos "esquetes" teatrais a partir de palavras ou expressões constantes no dicionário.
Como a nossa proposta é envolver toda a escola na realização das tarefas, com os Maternais, trabalhamos rodas cantadas como um modo de organizá-los e com os Jardins fizemos os esquetes na acepção do termo. 
Nessa gravação, o Maternal 1 canta "Não atirei o pau no gato" como uma forma de tratar bem os animais.


Nessa gravação, o Maternal 2 canta "Tenho alguém que gosta de mim" para valorizar a amizade entre os colegas.



O Maternal 2 gostou de gravar suas canções e pediu mais uma: "Bom dia, amiguinho, como vai?", para incentivar a gentileza.



Nesse esquete, o Jardim A demonstra como usar "com licença" e "obrigado" no cotidiano escolar.


Nesse esquete, o Jardim B1 apresenta as expressões "me empresta" e  "obrigado".


E nesse o Jardim B2 faz uma demonstração de como "vamos ajudar o colega".


O Jardim B2 também gostou muito de fazer esses esquetes e pediu para apresentar mais um, dessa vez usando o cumprimento "bom dia".



Mais um esquete protagonizado com o Jardim B2, usando o "por favor" e  o "obrigado".






segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Gincana Solidária: Tarefa 15

Conseguimos recuperar algumas fotos do desfile organizado.
Vejam as fotos.






domingo, 13 de novembro de 2011

Gincana Solidária: tarefa 15

Nessa tarefa, a equipe deveria organizar um desfile com os países participantes. Tivemos alguns contratempos técnicos para realizar essa tarefa.
Seguem algumas fotos.




Gincana Solidária: Tarefa 16


Nesta tarefa, a equipe deveria promover uma forma de competição entre os países, numa espécie de Copa do Mundo.
Nossa equipe planejou um torneio bem parecido com uma Copa do Mundo 24 países competindo pelo título de campeão e, para entrarmos no clima, fizemos uma grande preparação antes dos jogos.
Para selecionar os países participantes, fizemos um sorteio para a montagem dos grupos.  Concorreram ao sorteio os países participantes da última Copa do Mundo e os países sulamareicanos. Vejam algumas fotos desse momento.








Depois de sorteados os países, foi a vez de confeccionarmos os fardamentos dos times: cada país representado por sua bandeira. Vejam algumas fotos das crianças fazendo as bandeiras.




Fizemos as medalhas também para a premiação. Todas as crianças ganharam medalhas: campeão, vice-campeão, 3º lugar e menções honrosas. Vejam as produções.


Fizemos também os estádios e, claro, a final foi aqui em Porto Alegre, no Gigante da Beira Rio. Vejam as crianças fazendo os estádios.



Os jogos foram chutes a gol em uma goleira pequena sem goleiro, no sistema clássico de um país contra outro. Os pontos foram contados por vitória 2 pontos, empate 1 ponto e derrota 0 pontos.

Na primeira fase, cada turma correspondeu a um grupo com 4 países. Passaram para as oitavas de final os dois primeiros colocados de cada gupo. Além deles, para completar 16 times para as oitavas de final, houve uma repescagem baseado no saldo de gols da primeira fase. Para as demais fases, isto é, quartas de final, semifinal e final, seguiram os campeões de cada jogo.
Alguns momentos da primeira fase.






Alguns momentos das oitavas de final.




Um momento das quartas de final.


Um momento da semifinal.



Um momento da decisão do 3º lugar. Fizemos no refeitório e todas turmas estvam juntas para a torcida.


Agora a grande final.



Clique para ver a tabela completa dos jogos.
Fizemos uma tabela no mural de entrada da escola à medida em que os jogos foram sendo realizados. Vejam a foto.



Aproveitamos para agradecer a todos educadores da escola que muito se dedicaram para realizarmos as tarefas. Em especial à professora Mara, que mesmo tendo entrado para a comissão organizadora posteriormente, foi incansável e uma grande companheira das horas felizes de trabalho.

Agradecemos também à comissão oraganizadora da SMED que nos impulsionou a nos empenharmos com as postagens, que, em certo sentido, nos mobiliza para divulgarmos nosso trabalho.

Estamos todos de parabéns!