Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Gincana Solidária: Tarefa 6



A equipe Unidos das Ilhas da EMEI Ilha da Pintada apresenta 05 jogos lúdicos típicos da Austrália! Seguem as fotos comprovando a atividade prática, a descrição e a explicação de como jogar e em seguida a fonte de pesquisa. 

Aproveitamos que hoje é a atividade em homenagem ao Dia das Mães na escola e, cada turma realizou, com a participação delas,  um jogo.



A Austrália possui uma ampla história cultural. As crianças ao redor do mundo crescem em uma variedade inimaginável de ambientes. Apesar de suas casas, suas experiências e suas culturas serem diferentes, um denominador comum é que todas as crianças gostam de brincar e se divertir. Alguns jogos são parecidos, enquanto outros são exclusivos a culturas específicas. Na Austrália, os costumes e práticas de uma variada população criaram uma grande quantidade de jogos e passatempos.


Jogo 1 – Que horas são, Seu Lobo? A turma M1 realizou este jogo.


O nosso lobo

As famílias e as crianças brincando
O lobo foi jantar
"Que horas são, Seu Lobo?" é um jogo centralizado em um jogador, o "lobo", que está de costas para os outros jogadores, afastado cerca de 15 metros. Os outros jogadores começam a perguntar sobre as horas. Quando o lobo grita as horas, os outros jogadores fazem o mesmo número de passos para frente (10 horas para 10 passos, 02 horas para 02 passos, e assim por diante). Uma vez que o grupo esteja perto o suficiente, o lobo grita "hora de jantar" e tenta pegar um dos outros jogadores. O jogador que for pego assume as funções do lobo.

Fonte: http://www.ehow.com.br/jogos-tradicionais-infantis-australia-lista_3942/

Acesso em: 30/04/2014

 

Jogo 2 – Para baixo baixo baixo – A turma  M2 realizou este jogo

Mães e filhos brincando

Mães e filhos brincando

"Para baixo baixo baixo" envolve jogar uma bola de tênis entre dois jogadores e o agachamento de um continua a deixar a bola cair. Os jogadores começam a jogar a bola para a frente e para trás, ficando de pé. Se um jogador deixar a bola cair, ele deve ficar sobre um joelho. Se ele derrubar novamente, ele deve ficar ajoelhado com ambos os joelhos, em seguida, em um cotovelo, depois nos dois cotovelos e, finalmente, a brincadeira acaba no queixo.

Fonte: http://www.ehow.com.br/jogos-tradicionais-infantis-australia-lista_3942/

Acesso em: 30/04/2014




Jogo 3 – Bumerangue - A turma JA1 realizou este jogo
Mãe e filha jogando

Mãe e filha jogando

Mãe e filha jogando


O país que ficou mais famoso no mundo como "o país do bumerangue" foi a Austrália, onde os aborígenes usaram tanto bumerangues quanto bastões de arremesso por milhares de anos. O arqueólogo Roger Luebbers, em 1973, encontrou os mais antigos exemplares australianos. Acredita-se que tenham aproximadamente 9 mil anos. Além de características lúdicas, o bumerangue era utilizado em atividades cotidianas. Servia para cortar carnes e vegetais, cavar a terra em busca de raízes comestíveis e também para golpear a superfície da água durante a pesca. Os aborígenes australianos também o usavam na caça de pássaros, aproveitando a revoada dos bandos para lançar bumerangues na expectativa de acertar algum animal. Mas, muitos contestam esta afirmação, afirmando que o bumerangue só era mesmo utilizado para induzir os animais em direção à redes. O bumerangue é capaz de voar porque possui o formato de um par de asas. Antes de se aventurar nos parques ou praias, observe o jeito correto de segurar o bumerangue. Prenda-o entre seu polegar e o indicador, como se estivesse beliscando a ponta da peça ou segurando uma caneta. Esta posição vai ajudar com que você arremesse o bumerangue corretamente além de fazê-lo girar intensamente. Mas lembre-se fazer girar intensamente um bumerangue não é necessário aplicar-lhe uma força extra, e sim apenas ''mais rápido'', isso fará com que o bumerangue complete seu percurso, e voltando para você com total segurança. Outra observação muito importante na hora de arremessar o bumerangue, é não arremessá-lo muito para baixo (direção ao solo)  ou para o alto (acima da linha do horizonte). O ideal é que o lançamento seja feito na altura dos olhos,  reto à frente e o mais paralelamente ao chão. A mais importante de todas as regras a serem observadas é, nunca arremesse seu bumerangue em direção as pessoas ou animais e obstáculos, alem de danos ao bumerangue causa transtornos aos demais ocupantes dos espaços públicos.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bumerangue
http://www.boomerangs.com.br/como_jogar_bumerangue.php

Acesso em: 30/04/2014



Jogo 4 – Preso na lama – A turma JA2 realizou esta brincadeira

Mães e filhos brincando

Mães e filhos brincando

O jogo "Preso na lama" lembra a brincadeira da "Estátua". Os jogadores congelados devem permanecer parados até que um jogador livre rasteje entre seus pés, que estão plantados como se estivessem presos na lama. Todos os jogadores estão congelados até restar apenas um jogador livre.

Fonte: http://www.ehow.com.br/jogos-tradicionais-infantis-australia-lista_3942/

Acesso em: 30/04/2014



Jogo 4 – Bounce Eye (Bolas de gude) - A turma JB realizou este jogo

Mães e filhos brincando

Mães e filhos brincando

"Bounce Eye" é um jogo que existe há mais de 200 anos. Ele envolve pelo menos três jogadores e bolas de gude. Depois de desenhar um círculo de 30 centímetros, cada jogador deposita duas de suas três bolinhas no centro. Cada jogador dá uma volta soltando sua bolinha restante sobre a bolinha do outro jogador, tentando retirá-la do círculo. Quando uma bola de gude sair do círculo, ela se tornará propriedade do jogador em questão. Continue jogando até que todas as bolinhas estejam fora do círculo. O jogador que acumular a maior quantidade de bolinhas será o vencedor.

Fonte: http://www.ehow.com.br/jogos-tradicionais-infantis-australia-lista_3942/

Acesso em: 30/04/2014



Nenhum comentário:

Postar um comentário